FÍSICA - Medidas
A distância da Terra ao Sol é aproximadamente igual a 149 600 000 km. A representação desse número em notação científica é:
A) 1,496 X 105 km.
B) 1 496 X 105 km.
C) 14,96 X 107 km.
D) 1,496 X 108 km.
E) 149,6 X 106 km.
(UFF-RJ) Após um ataque frustrado do time adversário, o goleiro se prepara para lançar a bola e armar um contra-ataque. Para dificultar a recuperação da defesa adversária, a bola deve chegar aos pés de um atacante no menor tempo possível. O goleiro vai chutar a bola, imprimindo sempre a mesma velocidade, e deve controlar apenas o ângulo de lançamento. A figura mostra as duas trajetórias possíveis da bola num certo momento da partida.
Assinale a alternativa que expressa se é possível ou não determinar qual destes dois jogadores receberia a bola no menor tempo. Despreze o efeito da resistência do ar.
A) Sim, é possível, e o jogador mais próximo receberia a bola no menor tempo.
B) Sim, é possível, e o jogador mais distante receberia a bola no menor tempo.
C) Os dois jogadores receberiam a bola em tempos iguais.
D) necessário conhecer os valores da velocidade inicial e dos ângulos de lançamento.
E) Não, pois é necessário conhecer o valor da velocidade inicial.
Qual das propriedades seguintes não pode ser considerada uma grandeza física relativa a uma pessoa?
(Mackenzie-SP) Uma bola é chutada a partir de um ponto de uma região plana e horizontal, onde o campo gravitacional é considerado uniforme, segundo a direção vertical descendente. A trajetória descrita pela bola é uma parábola, e a resistência do ar é desprezível.
Considerando os valores da tabela acima, conclui-se que o ângulo a de lançamento da bola foi, aproximadamente:
Qual dos instrumentos a seguir é mais apropriado para medir o comprimento de uma sala?
(Mackenzie-SP) Um pequeno corpo é abandonado do repouso, no ponto A, situado a uma altura h, e atinge o solo com uma velocidade de módulo v. Em seguida, o mesmo corpo é disparado verticalmente para cima, ao longo da mesma trajetória descrita anteriormente, com uma velocidade inicial de módulo igual a 2v.
Despreza-se a resistência do ar. Ao atingir o ponto A, o módulo da velocidade do corpo é:
Qual é a ordem de grandeza da altura de uma pessoa?
(Fuvest-SP) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
Note e adote
Desconsiderar efeitos dissipativos.
(ITA-SP) Um exercício sobre a dinâmica da partícula tem seu início assim enunciado:
Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ (r + a3 / r2), sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial 2.
Existe algum erro conceitual nesse enunciado? Por que razão?
(PUC-SP) Dois amigos, Berstáquio e Protásio, distam de 25,5 m. Berstáquio lança obliquamente uma bola para Protásio que, partindo do repouso, desloca-se ao encontro da bola para segurá-la. No instante do lançamento, a direção da bola lançada por Berstáquio formava um ângulo θ com a horizontal, o que permitiu que ela alcançasse, em relação ao ponto de lançamento, a altura máxima de 11,25 m e uma velocidade de 8 m/s nessa posição.
Desprezando o atrito da bola com o ar e adotando g = 10 m/s2, podemos afirmar que a aceleração de Protásio, suposta constante, para que ele consiga pegar a bola no mesmo nível do lançamento deve ser de:
(PUC-RJ) Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45° com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2, calcule a componente vertical da mesma. Considere g = 10 m/s2.
(Uece) Um projétil é lançado horizontalmente sob a ação de gravidade constante, de cima de uma mesa, com velocidade inicial cujo módulo é v0. Ao atingir o nível do solo, o módulo de sua velocidade é 3v0. Logo, o módulo de sua velocidade vertical neste nível, desprezando-se qualquer tipo de atrito, é:
(UEPG-PR — Adaptado) O estudo da física em duas e três dimensões requer o uso de uma ferramenta matemática conveniente e poderosa conhecida como vetor. Sobre os vetores, indique correto ou incorreto.
I. A direção de um vetor é dada pelo ângulo que ele forma com um eixo de referência qualquer dado.
II. O comprimento do segmento de reta orientado que representa o vetor é proporcional ao seu módulo.
III. Dois vetores são iguais somente se seus módulos correspondentes forem iguais.
IV. O módulo do vetor depende de sua direção e nunca é negativo.
V. Suporte de um vetor é a reta sobre a qual ele atua.
(FGV-SP) Um paraquedista salta de uma altura de 325 m. Durante os primeiros 5,0 s, ele cai em queda livre, praticamente sem interferência do ar; em seguida, ele abre o paraquedas e seu movimento passa a ser uniforme, após brusca diminuição de velocidade, como indica o gráfico da velocidade, em função do tempo.
Considere o movimento de queda vertical e retilíneo e a aceleração da gravidade de 10 m/s2. O tempo total de movimento, até a chegada do paraquedista ao solo, será de: