FÍSICA - Medidas

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Questão 1

(UEL-PR) Leia o texto, analise o gráfco e responda a questão.

Um objeto que não pode ser considerado uma partícula é solto de uma dada altura sobre um lago. O gráfco a seguir apresenta a velocidade desse objeto em função do tempo. No tempo t = 1,0 s, o objeto toca a superfície da água.
Despreze somente a resistência no ar.

 width=

De qual altura o objeto é solto acima da superfície da água?

A) 1 m

B) 5 m

C) 10 m

D) 100 m

E) 1 000 m

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Questão 2

A distância da Terra ao Sol é aproximadamente igual a 149 600 000 km. A representação desse número em notação científica é:

A) 1,496 X 105 km.

B) 1 496 X 105 km.

C) 14,96 X 107 km.

D) 1,496 X 108 km.

E) 149,6 X 106 km.

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Questão 3

(UFF-RJ) Após um ataque frustrado do time adversário, o goleiro se prepara para lançar a bola e armar um contra-ataque. Para dificultar a recuperação da defesa adversária, a bola deve chegar aos pés de um atacante no menor tempo possível. O goleiro vai chutar a bola, imprimindo sempre a mesma velocidade, e deve controlar apenas o ângulo de lançamento. A figura mostra as duas trajetórias possíveis da bola num certo momento da partida.

 width=

Assinale a alternativa que expressa se é possível ou não determinar qual destes dois jogadores receberia a bola no menor tempo. Despreze o efeito da resistência do ar.

A) Sim, é possível, e o jogador mais próximo receberia a bola no menor tempo.

B) Sim, é possível, e o jogador mais distante receberia a bola no menor tempo.

C) Os dois jogadores receberiam a bola em tempos iguais.

D) necessário conhecer os valores da velocidade inicial e dos ângulos de lançamento.

E) Não, pois é necessário conhecer o valor da velocidade inicial.

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Questão 4

Qual das propriedades seguintes não pode ser considerada uma grandeza física relativa a uma pessoa?

A) Massa.

B) Volume.

C) Temperatura.

D) Beleza.

E) Altura.

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Questão 5

(Mackenzie-SP) Uma bola é chutada a partir de um ponto de uma região plana e horizontal, onde o campo gravitacional é considerado uniforme, segundo a direção vertical descendente. A trajetória descrita pela bola é uma parábola,  width= e a resistência do ar é desprezível.

 width=

Considerando os valores da tabela acima, conclui-se que o ângulo a de lançamento da bola foi, aproximadamente:

A)

C)

E)

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Questão 6

Qual dos instrumentos a seguir é mais apropriado para medir o comprimento de uma sala?

A) régua.    

B) hodômetro.    

C) cronômetro.    

D) fita métrica.

E) termômetro.   

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Questão 7

(Mackenzie-SP) Um pequeno corpo é abandonado do repouso, no ponto A, situado a uma altura h, e atinge o solo com uma velocidade de módulo v. Em seguida, o mesmo corpo é disparado verticalmente para cima, ao longo da mesma trajetória descrita anteriormente, com uma velocidade inicial de módulo igual a 2v.

 width=

Despreza-se a resistência do ar. Ao atingir o ponto A, o módulo da velocidade do corpo é:

 

A)

B)

C)

D)

E) 0

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Questão 8

Qual é a ordem de grandeza da altura de uma pessoa?

A) 10–1 m.

B) 100 m.

C) 101 m.

D) 102 m.

E) 103 m.

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Questão 9

(Fuvest-SP) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:

Note e adote
Desconsiderar efeitos dissipativos.

A) m = 1,25 m e sb = 1,50 m

C) m = 1,50 m e sb = 1,25 m

E)

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Questão 10

(ITA-SP) Um exercício sobre a dinâmica da partícula tem seu início assim enunciado:

Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ (r + a3 / r2), sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial 2 width=.

Existe algum erro conceitual nesse enunciado? Por que razão?

A) 2 width=.

C) .

D) .

E)  .

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Questão 11

(PUC-SP) Dois amigos, Berstáquio e Protásio, distam de 25,5 m. Berstáquio lança obliquamente uma bola para Protásio que, partindo do repouso, desloca-se ao encontro da bola para segurá-la. No instante do lançamento, a direção da bola lançada por Berstáquio formava um ângulo θ com a horizontal, o que permitiu que ela alcançasse, em relação ao ponto de lançamento, a altura máxima de 11,25 m e uma velocidade de 8 m/s nessa posição.

 width=

Desprezando o atrito da bola com o ar e adotando g = 10 m/s2, podemos afirmar que a aceleração de Protásio, suposta constante, para que ele consiga pegar a bola no mesmo nível do lançamento deve ser de:

 

A)  m/s2

B)  m/s2

C)  m/s2

D)  m/s2

E)  m/s2

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Questão 12

(PUC-RJ) Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45° com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2, calcule a componente vertical da mesma. Considere g = 10 m/s2.

 

A) 2

C) 2

E)

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Questão 13

(Uece) Um projétil é lançado horizontalmente sob a ação de gravidade constante, de cima de uma mesa, com velocidade inicial cujo módulo é v0. Ao atingir o nível do solo, o módulo de sua velocidade é 3v0. Logo, o módulo de sua velocidade vertical neste nível, desprezando-se qualquer tipo de atrito, é:

 

A)

B)

C)  width=

D)

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Questão 14

(UEPG-PR — Adaptado) O estudo da física em duas e três dimensões requer o uso de uma ferramenta matemática conveniente e poderosa conhecida como vetor. Sobre os vetores, indique correto ou incorreto.

I. A direção de um vetor é dada pelo ângulo que ele forma com um eixo de referência qualquer dado.
II. O comprimento do segmento de reta orientado que representa o vetor é proporcional ao seu módulo.
III. Dois vetores são iguais somente se seus módulos correspondentes forem iguais.
IV. O módulo do vetor depende de sua direção e nunca é negativo.
V. Suporte de um vetor é a reta sobre a qual ele atua.

A) C, C, I, I, C

B) C, C, C, I, I

C) I, C, I, C, I

D) C, C, C, C, C

E) C, I, I, I, C

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Questão 15

(FGV-SP) Um paraquedista salta de uma altura de 325 m. Durante os primeiros 5,0 s, ele cai em queda livre, praticamente sem interferência do ar; em seguida, ele abre o paraquedas e seu movimento passa a ser uniforme, após brusca diminuição de velocidade, como indica o gráfico da velocidade, em função do tempo.

 width=
Considere o movimento de queda vertical e retilíneo e a aceleração da gravidade de 10 m/s2. O tempo total de movimento, até a chegada do paraquedista ao solo, será de:

A)

C)

E)

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