QUÍMICA - Eletrólise
(UFPB — Adaptado) A importância da indústria brasileira de alumínio no cenário mundial é demonstrada por sua participação no mercado global. Além de ser o sexto maior produtor desse metal, o Brasil possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta. Da bauxita se extrai a alumina, matéria-prima para a fabricação do alumínio. O processo químico utilizado na produção industrial do alumínio consiste na eletrólise de uma mistura fundida de alumina (Aℓ2O3) e criolita (Na3AℓF6), conforme o esquema a seguir.
A partir do esquema, identifique as afirmativas (C) corretas e (I) incorretas relativas a esse processo de fabricação de alumínio:
I. O alumínio é gerado no cátodo da célula eletrolítica.
II. O carbono é reduzido no ânodo da célula eletrolítica.
III.O processo ocorre com a redução de Aℓ3+.
IV. O processo ocorre na superfície dos eletrodos de grafite.
V. Os eletrodos de grafite são inertes.
(IFPE) O processo de eletrodeposição em peças metálicas como: talheres, instrumentos cirúrgicos, automóveis, não é utilizado apenas para embelezamento das mesmas, mas também para sua proteção contra a corrosão. Deseja-se niquelar 10 peças de aço idênticas utilizando-se uma solução de sulfato de níquel II. Para niquelar cada uma, gasta-se 1,18 g de níquel, utilizando uma corrente elétrica de 38,6 A. Devido às dimensões reduzidas do equipamento, só é possível niquelar uma peça por vez. Desprezando o tempo necessário para colocação das peças no equipamento, assinale a alternativa que indica corretamente o tempo gasto para fazer a niquelação das 10 peças.
Dados: 1 F = 96 500 C e Ni = 59 g/mol.
A) 16 min e 40 segundos
B) 20 min e 50 segundos
C) 42 min e 20 segundos
D) 35 min e 10 segundos
E) 14 min e 29 segundos
(Fuvest-SP) Com a finalidade de niquelar uma peça de latão, foi montado um circuito, utilizando-se fonte de corrente contínua, como representado na figura.
No entanto, devido a erros experimentais, ao fechar o circuito, não ocorreu a niquelação da peça. Para que essa ocorresse, foram sugeridas as alterações:
I. Inverter a polaridade da fonte de corrente contínua.
II. Substituir a solução aquosa de NaCℓ por solução aquosa de NiSO4.
III.Substituir a fonte de corrente contínua por uma fonte de corrente alternada de alta frequência.
O êxito do experimento requereria apenas:
A) as alterações I e II.
B) as alterações II e III.
C) a alteração I.
D) a alteração II.
E) a alteração III.
Admitindo que os potenciais-padrão de redução das semirreações são iguais para soluções 0,1 mol/L, qual a diferença de potencial mínima para que as eletrólises de duas soluções, uma de NaF e outra de NiBr2, com concentrações 0,1 mol/L, ocorram?
A) -1,23 V e -1,32 V.
B) -1,32 V e -1,23 V.
C) +1,23 V e +1,32 V.
D) +1,32 V e +1,23 V.
E) -1,23 V e +1,32 V.
(FGV-SP) O Brasil não é só o país do futebol, mas também um campeão de reciclagem de alumínio. A reciclagem de latas de alumínio, além de gerar rendas para milhares de pessoas, contribui para a preservação do meio ambiente e para a redução nos gastos de energia elétrica. O alumínio é produzido a partir da bauxita por um processo de eletrólise ígnea.
As reações envolvidas nesse processo podem ser representadas por três equações:
I. 2 Aℓ2O3 → 4 Aℓ3+ + 6 O2-
II. 4 Aℓ3+ + 12 e- → 4 Aℓ
III.6 O2- → 12 e- + 3 O2
Quanto ao processo da eletrólise na produção do alumínio metálico, é correto afirmar que
A) é um processo espontâneo.
B) a semirreação de formação de alumínio metálico é de oxidação.
C) a semirreação de formação de oxigênio gasoso é de redução.
D) no compartimento catódico ocorre a formação de alumínio metálico.
E) a reação representada na equação I fornece energia necessária para a produção de alumínio metálico.
Uma célula eletroquímica foi montada com um eletrodo de latão em forma de U (cátodo) e um bastão de grafite (ânodo) mergulhados parcialmente em solução de sulfato de cobre (II). Determine a massa aproximada de cobre depositada no latão, sabendo que a carga elétrica total consumida foi de 2.700 C, com rendimento de 90%.
Dados: M.A. (u): Cu = 63,5. Constante de Faraday = 96.500 C.mol-1.
A montagem de uma célula eletrolítica foi feita com solução de iodeto de potássio 0,10 mol.L-1 e indicador fenolftaleína. Para início da reação aplicou-se uma corrente contínua e no terminal positivo pode-se observar a formação de iodo (I2) facilmente visível pela sua tonalidade amarela clara, acentuando-se para castanho. No entanto, observou-se também uma coloração rosa formada em um dos eletrodos. Em qual eletrodo observa-se a coloração rósea?
A) Cátodo, devido à semirreação 2H2O(ℓ) + 2e- → 2OH-(aq) + H2(g).
B) Ânodo, devido à semirreação 2H+(aq) + 2e- → H2(g).
C) Ânodo, devido à semirreação 2I-(aq) → 2e- + I2(s).
D) Cátodo, devido à semirreação 2OH-(aq) → 2H2O(ℓ) + 2e- + ½O2(g).
E) Cátodo, devido à semirreação 2KI(aq) + 2H2O(ℓ) + 2e- → 2K+(aq) + I2(s) + 2OH-(aq) + H2(g).
(Uece) Apesar das restrições feitas pelos ecologistas temendo a conversão do cromo III em cromo VI, que é tóxico e carcinogênico, o sulfato de cromo III é o principal composto usado no curtimento de couros. Uma solução do citado material foi eletrolisada para produzir cromo metálico usando-se uma corrente de 4 A durante 40 minutos. A massa de cromo produzida e depositada no cátodo corresponde, aproximadamente, a:
Dados: Massa molar (g/mol): Cr = 52,0
Uma das aplicações da eletrólise é para a obtenção do gás cloro e da soda cáustica, importantes matérias-primas na indústria química, a partir da salmoura. Ao serem obtidos 10 L de cloro nas CNTP por esse método, qual a quantidade aproximada de hidróxido de sódio sólido também obtido? (Considere CNTP: T = 273 K, p = 1 atm, Volume dos gases = 22,4 L)