FÍSICA - Gravitação
(Ufes) Com a finalidade de monitorar o desmatamento na Floresta Amazônica, deseja-se colocar em órbita um satélite de massa m a uma altitude h. Se o raio da Terra é R, o período de rotação do satélite é:
Um planeta descreve uma órbita elíptica em torno do Sol. Pode-se dizer que a velocidade de translação desse planeta é:
A) Maior quando se encontra mais longe do Sol
B) Maior quando se encontra mais perto do Sol
C) Menor quando se encontra mais perto do Sol
D) Constante em toda a órbita
E) As alternativas A e C estão corretas
No modelo heliocêntrico, a Terra com 6 · 1024 kg orbita o Sol, com massa 2 · 1030 kg, a uma distância média de 150 milhões de km. Calcule, aproximadamente, a força de atração gravitacional entre o planeta Terra e o Sol.
Dado: G = 6,6 · 10–11 N · m2/kg2
A) Fgrav = 7,0 · 1020 N.
B) Fgrav = 7,0 · 1022 N.
C) Fgrav = 3,5 · 1020 N.
D) Fgrav = 3,5 · 1022 N.
E) Fgrav = 5,3 · 1021 N.
(Uece) Em três situações distintas, uma massa M puntiforme sofre atrações gravitacionais de quatro outras m, também puntiformes e idênticas, localizadas conforme a figura abaixo.
Considere que M esteja no centro e que as outras massas estejam sobre o perímetro da mesma circunferência. Chamando UI, UII e UIII as energias potenciais gravitacionais da massa M nos arranjos I, II e III, respectivamente, pode-se afrmar corretamente que:
(Unicamp-SP) Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de maior aproximação dos planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita terrestre (RT) mede 1,5 · 1011 m e que o raio da órbita de Júpiter (RJ) equivale a 7,5 · 1011 m.
De acordo com a terceira lei de Kepler, o período de revolução e o raio da órbita desses planetas em torno do Sol obedecem à relação , em que TJ e TT são os períodos de Júpiter e da Terra respectivamente. Considerando as órbitas circulares representadas na figura, o valor de TJ em anos terrestres é mais próximo de:
A grandes altitudes a força gravitacional que atua sobre um corpo de massa m é menor porque:
A) A massa aumenta
B) A massa diminui
C) A aceleração da gravidade aumenta
D) O campo gravitacional diminui
E) Falta atrito
Na superfície da Terra a aceleração da gravidade tem o valor aproximado de 10 m/s². A ISS (International Space Station, ou a Estação Espacial Internacional) se encontra próximo de 600 km de altitude. Calcule a aceleração da gravidade na ISS, aproximadamente. Dado: RT = 6400 km
(Unicamp-SP) Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de maior aproximação dos planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita terrestre (RT) mede 1,5 · 1011 m e que o raio da órbita de Júpiter (RJ) equivale a 7,5 · 1011 m.
A força gravitacional entre dois corpos de massas m1 e m2 tem módulo , em que r é a distância entre eles e G = 6,7 · 10-11
.
Sabendo que a massa de Júpiter é m1 = 2,0 · 1027 kg e que a massa da Terra é mT = 6,0 · 1024 kg, o módulo da força gravitacional entre Júpiter e a Terra no momento de maior proximidade é:
(Unesp) A órbita de um planeta é elíptica, e o Sol ocupa um de seus focos, como ilustrado na figura (fora de escala). As regiões limitadas pelos contornos OPS e MNS têm áreas iguais a A.
Se tOP e tMN são os intervalos de tempo gastos para o planeta percorrer os trechos OP e MN, respectivamente, com velocidades médias vOP e vMN, pode-se
afirmar que:
A) tOP = tMN e vOP < vMN
B) tOP < tMN e vOP < vMN
C) tOP tMN e vOP > vMN
D) tOP tMN e vOP < vMN
E) tOP = tMN e vOP vMN
(UFC-CE) O período de um satélite que se encontra em órbita circular, de raio r, em torno do centro da Terra, cuja massa é M, é dado por:
(FGV-SP) Curiosamente, no sistema solar, os planetas mais afastados do Sol são os que têm maior quantidade de satélites naturais, principalmente os de maior massa, como Júpiter e Saturno, cada um com mais de 60 satélites naturais.
Considere dois satélites, A e B, de Júpiter. O satélite A dista R do centro de Júpiter e o satélite B dista 4R do mesmo centro. Se A demora n dias terrestres para completar uma volta em torno de Júpiter, o número de dias terrestres em que B completa uma volta em torno do mesmo planeta é:
(UFG-GO) A Lua sempre apresenta a mesma face quando observada de um ponto qualquer da superfície da Terra. Esse fato, conhecido como acoplamento de maré, ocorre porque:
A) a Lua não tem movimento de rotação em torno do seu eixo.
B) o período de rotação da Lua é igual ao período de rotação da Terra.
C) a Lua tem período de rotação igual ao seu período de revolução.
D) o período de revolução da Lua é igual ao período de rotação da Terra.
E) o período de revolução da Lua é igual ao período de revolução da Terra.
(Unesp) Desde maio de 2008, o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] recebe imagens do Alos [sigla de Advanced Land Observing Satellite, “satélite de observação avançada da Terra”] para monitorar o desmatamento na floresta Amazônica. O Alos é um satélite japonês que descreve uma órbita circular a aproximadamente 700 km de altitude.
São dados o raio e a massa da Terra, rT = 6 400 km e M = 6,0 · 1024 kg, respectivamente, e a constante gravitacional, G = 6,7 · 10-11 N · m2/kg2. Determine o módulo da aceleração da gravidade terrestre, em m/s2, na altitude em que esse satélite se encontra.
A história da Astronomia e a observação dos planetas são muito antigas e datadas de muitos séculos antes de Cristo. Um dos primeiros modelos cosmológicos conhecidos foi chamado de modelo geocêntrico, no qual a Terra era considerada o centro do sistema de planetas e o Sol, Lua e outros planetas orbitavam ao seu redor. Esse modelo de sistema foi aceito durante muito tempo. Ele foi modificado quase dois mil anos depois de sua criação. Com o uso da luneta para observação dos corpos celestes esse modelo foi contestado e a partir disso foi criado o modelo heliocêntrico, em que o Sol ocupava o centro do sistema de planetas. Dos físicos apresentados, qual efetivamente participou da defesa desse novo modelo planetário?
A) Isaac Newton.
B) Galileu Galilei.
C) Albert Einstein.
D) Tales de Mileto.
E) Aristóteles.
A Lua, satélite natural da Terra, executa um movimento orbital devido à atração que o planeta exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em constante movimento. Segundo Isaac Newton a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita é conhecida como a lei da gravitação universal e define que massa atrai massa e quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força. A partir dos estudos de Newton sobre gravitação universal, é possível analisar o valor dessa força utilizando a massa da Terra como M = 6 × 1024 kg, a massa da Lua m = 8 × 1022 kg e a distância de R = 4 · 108 m, aproximadamente.
Determine o valor da força de atração entre esses dois astros.
Adote G = 6 · 10-11 N · m2/kg2.
(UFF-RJ) Antoine de Saint-Exupéry gostaria de ter começado a história do Pequeno Príncipe dizendo:
“Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...”
Considerando que o raio médio da Terra é 1 milhão de vezes o raio médio do planeta do Pequeno Príncipe, assinale a opção que indica a razão entre a densidade do planeta do Pequeno Príncipe (ρP) e a densidade da Terra (ρT) de modo que as acelerações da gravidade nas superfícies dos dois planetas sejam iguais.
(Uespi) Em setembro de 2010, cientistas anunciaram a descoberta do planeta Gliese 581g, localizado fora do Sistema Solar. O planeta orbita a estrela Gliese 581, a 20 anos-luz de distância do Sol, e tem temperaturas similares à do nosso planeta, o que gerou especulações de que ele poderia abrigar água em estado líquido e, potencialmente, vida. Se Gliese 581g possui massa 4 vezes maior e raio 1,2 vez maior que a Terra, qual a razão entre as acelerações da gravidade nas superfícies da Terra e de Gliese 581g?
A ISS (International Space Station, ou a Estação Espacial Internacional) se encontra aproximadamente a 600 km de altitude. Calcule a sua velocidade orbital, aproximadamente.
Dado: RT = 6400 km, MT = 6,4 · 1024 kg e G = 7 · 10–11 N · m2/kg2
A) 8,0 · 10³ m/s.
B) 1,1 · 10³ m/s.
C) 11,1 · 10³ m/s.
D) 8,0 · 10⁴ m/s.
E) 1,1 · 10⁴ m/s.
Observe a figura abaixo que representa um modelo do Sistema Solar utilizado para o estudo do movimento dos planetas. São considerados oito planetas nesse sistema e, segundo o físico Johanes Kepler (1571-1630), existe uma relação entre a distância dos seus centros em relação ao Sol e o período orbital de translação desses planetas (Lei dos períodos).
Modelo de Sistema Solar
ChrisGorgio/iStock/Getty Imag
Considerando que o período de translação da Terra seja considerado 1 ano e sua distância até o Sol de R, determine o período aproximado de translação de um planeta que esteja situado a uma distância igual ao dobro da distância da Terra ao Sol.
Considere:
A) anos terrestres
B) 4 anos terrestres
C) anos terrestres
D) anos terrestres
E) 8 anos terrestres
(UFG-GO) Considere que a Estação Espacial Internacional, de massa M, descreve uma órbita elíptica estável em torno da Terra, com um período de revolução T e raio médio R da órbita. Nesse movimento:
A) o período depende de sua massa.
B) a razão entre o cubo do seu período e o quadrado do raio médio da órbita é uma constante de movimento.
C) o módulo de sua velocidade é constante em sua órbita.
D) a energia mecânica total deve ser positiva.
E) a energia cinética é máxima no perigeu.